Evangelismo e Discipulado Bíblico

Evangelismo e Discipulado Bíblico

Introdução

► Um aluno deve ler Mateus 28:18-20 para o grupo.

Algumas pessoas acreditaram que essa ordem era apenas para os apóstolos.

► Essa ordem foi dada apenas às pessoas que a ouviram naquele dia? Explique sua resposta.

William Carey viveu entre 1761 e 1834. Ele era da Inglaterra. Trabalhava fazendo sapatos, e sentia um desejo ardente de compartilhar o evangelho. Sua igreja não tinha muito interesse nas missões estrangeiras. Pensavam que Deus já havia decidido quem salvaria e que Ele não dependia da ajuda humana.

Em uma conferência de pastores, William sugeriu um assunto para discussão: perguntou se a Grande Comissão era a tarefa da igreja até o fim do mundo, já que a promessa que Jesus deu com ela é que Ele estaria com eles até o fim do mundo. O líder da conferência disse: “Sente-se, jovem. Você é um [fanático] entusiasta. Quando Deus quiser converter o pagão, Ele fará sem a sua ou a minha ajuda”.

Nós sabemos que a ordem é dada à igreja até o fim do mundo. Jesus prometeu estar com aqueles que carregam o evangelho até o fim dos tempos, o que mostra que a responsabilidade por esse trabalho pertence à igreja por todas as gerações. Os apóstolos não poderiam terminar essa obra durante a vida deles, mas Jesus disse que o evangelho seria pregado em todas as nações (Mateus 24:14).

Portanto, a responsabilidade de evangelizar é herdada por cada geração da igreja.

► Observe novamente os detalhes de Mateus 28:18-20. O que é comandado especificamente?

A ordem específica de Jesus era que a igreja fosse a todos os lugares e fizesse discípulos para Ele.

Isso inclui o evangelismo, porque uma pessoa não pode ser um discípulo até que se converta.

A ordem significa que a igreja deve fazer do evangelismo e do discipulado sua prioridade e tomar atitudes zelosas; do contrário, não está cumprindo a razão pela qual existe.

[1]A frase “todo o mundo” (todas as nações significa todos os grupos étnicos) mostra que o trabalho missional estrangeiro é uma ordem, considerando que grupos étnicos não têm acesso ao evangelho, até que seja levado a eles. Nenhuma categoria de pessoas deveria ser excluída.

A ordem não é apenas para pregar o evangelho. Um processo de ensinamento é necessário, porque devemos ensinar os convertidos tudo o que Jesus mandou.

O professor deve ter um comprometimento pessoal completo de obedecer às ordens de Cristo, porque deve ser um bom exemplo, demonstrando aos convertidos como viver uma vida de obediência a Ele.

O convertido deve estar comprometido a obedecer a Cristo também, pois aprender as ordens dEle não é suficiente sem, de fato, obedecer ao que está aprendendo. Se ele não está obedecendo o que aprendeu, está resistindo ao trabalho do discipulado. O processo do discipulado não é somente educacional, mas é formador do caráter.


[1]“Mais do que nunca, estou convencido de que, se devemos seguir a direção do nosso Mestre e as garantias que ele deu aos seus primeiros discípulos mais inteiramente como nosso guia, devemos entendê-las como sendo adequadas para o nosso tempo, assim como eram para aqueles a quem foram dadas originalmente.”
- J. Hudson Taylor,
“The Call to Service”